Tudo sobre TRATAMENTO de VARIZES
Como já sabemos as varizes são caracterizadas por dores nas pernas, inchaço, sensação de formigamento e queimação nos membros inferiores do corpo, mais precisamente as pernas.
Esses são alguns sinais do corpo que aparecem antes e durante o surgimento das varizes. Problema que afeta mulheres e homens, independe da idade e aparecem como consequência de herança genética, problemas hormonais, má alimentação, sedentarismo, uso excessivo de álcool e tabagismo.
As varizes são veias insuficientes que tornam-se dilatadas e tortuosas em decorrência de problemas de circulação, impedido o retorno do sangue ao coração. A doença pode ser apenas um problema estético ou chegar a quadros clínicos mais graves e que podem prejudicar a saúde do paciente, como trombose, úlceras, eczemas, dermatites, infeções e hemorragias.
Antes de qualquer coisa o paciente deve procurar um angiologista, assim, ele irá avaliar como está a saúde dos seus membros. Ele irá realizar exames clínicos para saber o quadro clínico do paciente e fará o mapeamento preciso das veias varicosas para indicar qual deve ser o procedimento mais adequado.
O tratamento recomendado varia de acordo com o grau e estágio da doença. No caso de simples derrames e microvarizes é a escleroterapia, é um tratamento simples e eficazes, que não implica internamento nem anestesia.
Outra opção menos invasiva e de rápida recuperação é a cirurgia com laser endovenoso, que consiste na introdução de uma agulha no interior da veia levando a fibra óptica do laser de diodo. Pela ação térmica, o vaso é fechado e absorvido pelo organismo.
O tratamento de varizes varia, em vezes que as veias são de grosso calibre, a cirurgia por ablação térmica é a mais indicada (endolaser ou radiofrequência) quando as veias safenas estão dilatadas e com refluxo, entretanto, a cirurgia convencional também pode ser uma opção para o tratamento.
Em pacientes que apresentam alguma contraindicação à cirurgia ou naqueles que possuem ulcerações (feridas) e pigmentações (alteração de cor na região), podemos recorrer ao tratamento com espuma densa, que é feito no consultório e não exige anestesia e internação hospitalar.
Atualmente existem diversos tratamentos de varizes, para todos os tipos e níveis da doença, como por exemplo:
- Escleroterapia com espuma
- Escleroterapia líquida
- Escleroterapia a laser
- Cirurgia com endolaser
- Cirurgia tradicional
- Radiofrequência
Cada um desses procedimentos é indicado de acordo com a necessidade do paciente. Quando o assunto é doenças venosas o quanto mais cedo for o tratamento, melhor será o resultado.
É importante frisar aqui que uma vez quando uma veia é tratada, dificilmente a variz voltará a aparecer. Uma possibilidade é a formação de novos vasos para dar conta do retorno do sangue ao coração. Por isso, é fundamental a mudança de hábitos para uma melhor qualidade de vida do paciente.
Lembre-se, é imprescindível procurar um especialista para ter um diagnóstico preciso e buscar por um tratamento adequado. Existem algumas medidas preventivas que podem ser utilizadas para minorar a tendência no desenvolvimento das varizes.
Lembre-se, a prevenção é o melhor caminho. Agende a sua consulta e tenha uma melhor qualidade de vida.