O que faz o médico Cirurgião Vascular e Angiologista?
O médico cirurgião vascular e angiologista atua em nível de consulta médica, atendendo patologia tanto arterial ou doença venosa. Dentre as principais podemos citar:
Varizes que podem ser desde veias muito calibrosas que podem até determinar grandes feridas nas pernas. Também, com muita freqüência são atendidos pacientes com queixas estéticas relacionados aos pequenos vasinhos das pernas (MICROVARIZES).
O tratamento pode ser realizado em nível ambulatorial (consultório) com técnicas variadas, desde laser, escleroterapia convencional, escleroterapia com espuma. Dependendo da intensidade e tamanho dos vasos pode haver necessidade de tratamento cirúrgico (a nível hospitalar) na maioria das vezes se utiliza também de uma técnica moderna e inovadora com uso de endolaser (nome laser). Em pacientes que não tenham condições de realizar cirurgia pode ser feito um tratamento com espuma para varizes de grande calibre sem a necessidade de internação hospitalar que determina um ótimo resultado hemodinâmica, mas sem comprometimento de resultado estético.
Outra patologia venosa comum tratada pelo Cirurgião Vascular ou Angiologista é a Trombose Venosa Profunda que pode se manifestar nas mais variadas idades e situações ao longo da vida. Importante salientar que pacientes que estão em tratamentos de doenças crônicas, internação prolongada, jovens que sofreram acidentes de transito com fraturas, pessoas em viagens aéreas prolongadas ( conhecida como Síndrome da Classe Econômica), tem mais chances de adquirir a patologia.
As doenças arteriais mais comuns são aquelas relacionadas ao tabagismo, diabetes e alterações metabólicas com aumento de colesterol e triglicerídeos que estão em sua maioria relacionadas a pacientes de mais idade.
Dentre as patologias arteriais mais comuns podemos citar:
Aterosclerose – oclusão das artérias dos membros inferiores que na maioria das vezes se manifestam por dor ao caminhar (claudicação) pequenas distancias.
Doença obstrutiva em carótidas que muitas vezes podem não ter sintomatologia clínica e o diagnostico é feito através de exames rotineiros como, por exemplo, ecodoppler de carótidas. Também, doenças aneurismáticas (dilatação das artérias) sendo mais comumente tratadas: Aneurisma de aorta; Aneurisma das artérias da perna; Aneurisma das artérias viscerais. O tratamento destas situações podem ser tratadas dependendo de sua intensidade e gravidade com medicamentos ou até mesmo procedimentos invasivos como colocação de stent, cirurgias abertas. Ex. Ponte de safenas.
Sempre que possível se utiliza de técnicas modernas e inovadoras, para assim oferecer uma recuperação mais rápida e com pouquíssimo tempo de internação hospitalar.
Procedimentos realizados:
- Cirurgia de varizes;
- Cirurgia de varizes a laser;
- Microcirurgia estética de varizes;
- Tratamento de varizes sem cirurgia com espuma;
- Escleroterapia com espuma em microvarizes;
- Escleroterapia química em microvarizes;
- Escleroterapia com laser transdérmico de microvarizes (pequenos vasinhos);
- Laser em pequenos vasos da face.
- Angioplastias;
- Angioplastias com implante de stent;
- Arteriografias diagnósticas;
- Tratamento de Aneurisma da Aorta Abdominal com colocação de stent;
- Aneurisma de Aorta Torácica;
- Aneurismas Viscerais com embolização;
- Cirurgia Convencional de Aneurismas;
- Revascularizaçao femoro poplítea;
- Revascularizaçao dos Membros Inferiores.