As varizes podem aparecer já na adolescência?

As varizes não são exclusividade do sexo feminino, mas a maioria das pacientes que chegam ao consultório são mulheres. O problema é mais comum entre elas devido aos fatores de risco como gravidez, hereditariedade e uso de anticoncepcional.

As varizes se manifestam na faixa etária dos 25 aos 40 anos, o que não quer dizer que pessoas com menos idade não podem desenvolver a doença. Elas podem surgir na adolescência e em crianças, sendo que o diagnóstico de varizes em grupos etários mais jovens, tem sido mais frequente e pensa-se que a rotina pode ser uma das principais causas para essas as alterações no corpo.

Em mulheres mais jovens as varizes costumam surgir por causas como a herança genética do pai ou da mãe, mas outros fatores como o uso precoce de anticoncepcionais, que contém estrógeno e progesterona, hormônios femininos prejudiciais ao sistema venoso. Sem falar no sedentarismo e na obesidade que também favorecem o aparecimento do problema já na adolescência.

A gravidez na adolescência também pode influenciar no aparecimento das varizes nesta época da vida. E os sintomas são os mesmos que se manifestam em pessoas mais velhas, entretanto com uma incidência menor e com maiores chances de prevenção.

Se os jovens começarem a notar algum tipo de saliência nos membros inferiores, como um pequeno calombo e sintomas como dor, sensação de peso ou cansaço nas pernas, queimação, inchaço e manchas escuras nos tornozelos, é importante consultar um médico, pois pode ser o início de um problema vascular. Sem os devidos cuidados, as varizes podem alcançar uma fase mais avançada e profunda.

Lembrar que a prevenção sempre é a melhor solução é fundamental. Ter qualidade de vida, praticar exercícios e ter uma boa alimentação auxilia no combate a esse mal que afeta milhares de pessoas pelo mundo.